Percepção de memes sobre exames escritos em docentes e estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.18861/cied.2025.16.1.3919Palavras-chave:
exames escritos, sinais, internet, percepção, memes, estudo quantitativoResumo
Este artigo científico analisou a percepção de atores envolvidos na educação universitária sobre alguns memes relacionados à avaliação por meio de exames escritos. O objetivo foi comparar as percepções de professores e alunos sobre certos memes, considerando as variáveis de veracidade, humor, sensibilidade e socialização. Cada variável foi subdividida em duas categorias: veracidade (verdadeiro ou falso), humor (engraçado ou não), sensibilidade (ofensivo ou não) e socialização (compartilhável nas redes ou não). A pesquisa adotou um desenho quantitativo de corte transversal, com uma amostra de professores e alunos de diferentes universidades do México. O instrumento utilizado foi um formulário autoadministrado, aplicado por meio de uma plataforma a 82 participantes: 26 professores de nível universitário (16 mulheres e 10 homens) e 56 estudantes universitários (34 mulheres e 22 homens). Para a análise dos dados, foi empregado o teste U de Mann-Whitney, identificando diferenças significativas na percepção de 12 dos 18 memes avaliados. Essas diferenças poderiam refletir as experiências vividas pelos atores em relação à avaliação por exames escritos. Recomenda-se que estudos futuros incluam uma análise qualitativa deste tipo de experiências.
Downloads
Referências
Argenziano, R., & Selvaggio, L. (2017). L’umorismo: competenza acquisibile? Studio di un caso. Italiano LinguaDue, 9(1), 127-153. https://doi.org/10.13130/2037-3597/8775
Ávila-Toscano, J. H., Vargas-Delgado, L. J., Rambal-Rivaldo, L. I., & Oquendo-González, K. P. (2021). Ansiedad ante exámenes en universitarios: papel de engagement, inteligencia emocional y factores asociados con pruebas académicas. Psicogente, 24(46), 1–24. https://doi.org/10.17081/psico.24.46.4338
Boud, D., & Molloy, E. (2015). El feedback en educación superior y profesional: Comprenderlo y hacerlo bien. Narcea Ediciones.
Castillo, S., & Cabrerizo, J. (2009). Evaluación educativa de aprendizajes y competencias. UNED; Pearson.
Coll, C., & Martín, E. (2007). La evaluación del aprendizaje en el currículum escolar: una perspectiva constructivista. En C. Coll, E. Marín, T. Mauri, M. Miras, J. Onrubia, I. Solé & A. Zabala (Eds.), El constructivismo en el aula (pp. 163-183). Graó.
Contreras, J. H., & Perea, I. (2016). La piel social de la opinión pública. En P. Moreno (Coord.), Comunicación, ciberperiodismo y nuevos formatos multimedia interactivos (pp. 111-123). Egregius Ediciones.
Fernández-Poncela, A. M. (2023). Humor en tiempos difíciles: teorías, funciones, memes y pandemia. Anagramas: Rumbos y sentidos de la comunicación, 23(45), 1-27.
GraphPad Software Inc. (2012). Prism (versión 5.01) [Software]. GraphPad Software Inc.
López, V., & Palacios, A. (2012). Percepción de los futuros docentes sobre los sistemas de evaluación de sus aprendizajes. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 13(3), 317-341.
Martin, R., & Kuiper, N. A. (2016). Three Decades investigating Humor and Laughter: An interview with Professor Rod Martin. Europe's Journal of Psychology, 12(3), 498–512. https://doi.org/10.5964/ejop.v12i3.1119
Martínez, L. F., Santos, M. L., & Castejón, F. J. (2017). Percepciones de alumnado y profesorado en Educación Superior sobre la evaluación en formación inicial en educación física. Retos, 32, 76-81. https://doi.org/10.47197/retos.v0i32.52918
Matas, A. (2018). Diseño del formato de escalas tipo Likert: un estado de la cuestión. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(1), 38-47. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.1.1347
Monereo, C., & Castelló, M. (1997). Las estrategias de aprendizaje. Cómo incorporarlas a la práctica educativa. Edebé.
Palencia del Burgo, R. (1990). La evaluación como diagnóstico y control. En P. Bello, A. Feria, J. M. Ferrán, T. García, P. Gómez, M. C. Guerrini, J. López, D. Martín, M. M. Martín, M. R. Martos, C. Mata, A. Navarro, R. Palencia del Burgo, M. Ravera, S. Salaberri, J. M. Sierra & M. Verdú (Eds.), Didáctica de las segundas lenguas. Estrategias y recursos básicos (pp. 220-244). Aula XXI Santillana.
Pérez-Salazar, G. (2017). El meme en Internet. Identidad y usos sociales. Fontamara; UAdeC.
Pérez-Salazar, G., Aguilar, A., & Guillermo, M. E. (2014). El meme en internet. Usos sociales, reinterpretación y significados, a partir de Harlem Shake. Argumentos, 27(75), 79-100.
Polimeni, J., & Reiss, J. P. (2006). The first joke: Exploring the evolutionary origins of humor. Evolutionary Psychology, 4(1), 347-366. https://doi.org/10.1177/147470490600400129
Rey, N., Marmolejo, M. C., Grob, M., & Bartolomé, D. (2018). El meme de Internet en la enseñanza del diseño como herramienta de síntesis y análisis crítico. Universidad y Sociedad, 10(1), 242-247.
Reyes Cea, J. (2024). Memética y estética: El poder de la imagen. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, (224), 129-143. https://doi.org/10.18682/cdc.vi224.11291
Reyes, C. I., Díaz, A., Pérez, R., Marchena, R., & Sosa, F. (2020). La evaluación del aprendizaje: Percepciones y prácticas del profesorado universitario. Profesorado, Revista de currículum y formación del profesorado, 24(1), 136–162. https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i1.8449
Rodríguez, H. M., & Salinas, M. L. (2020). La Evaluación para el Aprendizaje en la Educación Superior: Retos de la Alfabetización del Profesorado. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 13(1), 111–137. https://doi.org/10.15366/riee2020.13.1.005
Rodríguez-Espinosa, H., Restrepo-Betancur, L. F., & Luna-Cabrera, G. C. (2016). Percepción del estudiantado sobre la evaluación del aprendizaje en la educación superior. Revista Electrónica Educare, 20(3), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.20-3.18
Salinas, D. (2002). ¡Mañana examen! La evaluación: entre la teoría y la realidad. Graó.
Sanz, E., Alonso, R. A., Sáenz de Jubera, M., Ponce de León, A., & Valdemoros, M. A. (2018). Ocio, redes sociales y estudiantes españoles. Educación XX1, 21(2), 59-78.
Yus-Ramos, F. (2003). Cooperación y relevancia. Dos aproximaciones pragmáticas a la interpretación. Publicaciones de la Universidad de Alicante.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.